
Intercâmbio de capoeira para praticantes até 15 anos, aberto a não praticantes acontece em Bombinhas/SC, na segunda quinzena de maio. 3a1e1x
Acontece no dia 17 de maio, das 13h30 ás 19 horas, no Ginásio Esportivo da EBM Dona Dilma Mafra, no bairro Centro, o 2º Encontro Pedagógico de Capoeira Marauê em Bombinhas/SC, com participação dos alunos de capoeira do Coletivo e Grupo de Capoeira Marauê Bombinhas/SC, do Grupo Desterro de Canelinha/SC e São João Batista/SC, e do Grupo Cangi de Itapema/SC.
A segunda edição do Encontro Pedagógico de Capoeira realiza um intercâmbio entre os quatros grupos e tem como público-alvo praticantes de capoeira de todos os níveis até 15 anos, e crianças e adolescentes ainda não praticantes interessados em ter uma vivência de capoeira.
Realizado pelo Coletivo e Grupo de Capoeira Marauê Bombinhas/SC, tem a coordenação técnica do professor Kalango (Luciano da Silva Leon), que ressalta a importância de vivências que valorizam a presença de crianças e adolescentes: “são eles o futuro da nossa arte, o objetivo é fazer das criançase adolescentes agentes culturais, e encontros como o intercâmbio pedagógico de capoeira promovem a plena inserção deles em todos os aspectos da capoeira, sejam eles histórico, cultural, rítmico e marcial”.
A programação conta com três oficinas e uma roda de Capoeira de encerramento sob a orientação além do Professor Kalango do Grupo Coletivo de Capoeira Marauê Bombinhas/SC, do Mestrando Miúdo do Grupo Desterro de Canelinha/SC e São João Batista/SC, e do Contramestre Gorila do Grupo Cangi de Itapema/SC. É totalmente gratuito e aberto ao público.
O 2º Encontro Pedagógico de Capoeira Marauê em Bombinhas/SC é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Ficha técnica
Coordenador de projeto e coordenador técnico: Professor Kalango (Luciano da Silva Leon)
Supervisão técnica: Mestre Esquilo
Produção: Marcinha Ferreira
Assistentes de produção: Samurai (Raul Vitor Ferreira Abbade D’Ávila), Graduado Mumbaca (Eliel Araújo), Guerreira (Renata Toso) e Preguiça (Sharlene Pinheiro)
Idealização: Coletivo e Grupo de Capoeira MarauêBombinhas/SC
Realização: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Informações adicionais: Professor Kalango (47) 99664-2775
Programação
13h30 Acolhida
14h Oficina de movimentos básicos recreativos, facilitador Professor Kalango (Marauê)
14h50 Oficina de movimentos acrobáticos, facilitador Contramestre Gorila (CANGI)
15h45 Intervalo
16h10 Oficina de berimbau com materiais, facilitador Mestre Testa (Estrela do Mar)
18h30 Roda de Capoeira
19h Encerramento