
Os estudantes da EMEB Vereador Paulo Reis, localizada na comunidade rural do Sertão do Trombudo, estão representando Itapema na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), com o projeto “Caminhos da Sustentabilidade”. A iniciativa foi construída e apresentada pelo grupo COM-VIDA, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, que atua na escola desde 2012, promovendo práticas sustentáveis e conscientização ambiental. 2t102
O projeto visa transformar a área verde preservada da escola em um espaço de educação ambiental, através da capacitação de jovens monitores e lideranças para conduzir a trilha ecológica Caminhos da Sustentabilidade. Durante as caminhadas, os alunos compartilham conhecimentos sobre preservação, justiça climática e boas práticas ambientais com outros estudantes, professores e a comunidade.
“Nosso objetivo é preservar, conscientizar e sensibilizar todos sobre a importância do meio ambiente. A trilha é uma oportunidade de vivenciar, na prática, o que aprendemos na escola”, destacou a aluna Ana Cecília, delegada da etapa escolar da Conferência.
O projeto, orientado pelo professor Saulo Lemos e apoiado pelas gestoras Josiane Maria Simas e Marcela Osvald da Rosa, já atraiu a atenção de outras escolas municipais e estaduais, que aram a visitar a trilha e a realizar atividades de educação ambiental no local. “Muitas escolas já agendaram a Caminhada Sustentável, ampliando o impacto do nosso trabalho, afirmou Josiane.
Sobre a Conferência
A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA) é uma iniciativa nacional que tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”. O processo mobiliza escolas, professores e estudantes em ações concretas para a promoção de práticas sustentáveis e a formação de uma consciência ambiental crítica.
O evento é promovido pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, em parceria com os Ministérios da Educação, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, e já mobilizou mais de 20 milhões de pessoas desde a sua criação, em 2003.
Texto: Caroline Poerner
Fotos: Divulgação Escola Paulo Reis