Secretário de Estado alerta sobre nova onda da Covid-19 3h1h2q

Estado

Em audiência para tratar da possibilidade de um novo hospital público em Criciúma, o prefeito Clésio Salvaro e o Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, ouviram do Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, um verdadeiro alerta para o risco de uma nova onda da Covid-19. 3d4b20

A conversa reuniu duas autoridades em saúde do Estado, já que o hoje secretário municipal de Criciúma, Acélio Casagrande, já ocupou a cadeira de André Mota Ribeiro.

Ambos consideram a possibilidade de uma nova onda, mas item que ela pode ser menos letal que as que tivemos até o momento. Acélio relatou que apesar de ter diminuído o número de internados em Criciúma, o índice de letalidade não diminuiu e que o número de internados, nos três hospitais da cidade, mantém médias acima do que se viu na onda anterior.

 

 

Criciúma encerrou com 173 pessoas internadas em UTI ou clínicas. Mota Ribeiro explicou ao prefeito Clésio Salvaro que tecnicamente este momento é considerado de “estabilidade elevada”.

A Secretaria de Estado da Saúde deve reforçar o número de leitos hospitalar em Criciúma, por ser cidade estratégica para atender o Sul do Estado. Além de 10 leitos instalados em um hospital que surgiu exclusivamente para atender a demanda, outros dez devem ser enviados pelo Estado em poucos dias.

Tanto a autoridade estadual como os dois agentes públicos recebidos em audiência itiram que apesar da aparente necessidade ante o cenário, novas restrições tornam-se instrumento impraticável em muitos casos. Por isso a solicitação do secretário estadual é de que o município intensifique a fiscalização junto com órgãos estaduais como a polícia militar.

O tipo de fala que teve com as autoridades de Criciúma, André Mota Ribeiro deve repetir com outras autoridades municipais.